BLOG

Como medir o impacto na sua ONG?

Compartilhe agora mesmo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

07 de maio de 2020

*Please, find the english version in the end of the article.

Um guia simples para atingir um impacto maior.

Mais um dia agitado de trabalho. Inúmeras horas passadas conversando com pessoas que precisam de seu apoio. Reuniões de equipe que vão até tarde. Muitas vezes, é um dia inteiro de trabalho após outro dia inteiro de trabalho. É um compromisso em tempo integral pelo qual você não recebe salário. No entanto, você segue dedicando seu tempo porque quer que ele funcione, quer que algo mude e acredita que seu trabalho fará isso acontecer.

Soa familiar? Não importa onde você mora no mundo, a vida e o trabalho de ativistas, pessoas fundadoras de ONGs ou projetos, assistentes e empreendedores sociais parecem muito semelhantes. É um trabalho árduo, alimentado principalmente pela vontade de mudança na sociedade. São motivados por uma missão, por uma ideia, em que acreditam que irá funcionar. Mas como saber se isso realmente acontece?

Não é uma pergunta fácil. E você pode ficar ressentido com isso, já que dedica muito do seu tempo trabalhando para tornar as coisas diferente. No entanto, mesmo que pareça tão difícil, vale a pena parar por um tempo e analisar se o que está fazendo realmente trará os resultados que farão o impacto pelo qual está se esforçando ser alcançado. A maneira como está fazendo é a mais eficaz possível?

Em outras palavras, o que deve ser feito é definir o impacto/mudança social para depois medi-lo.

O que é impacto social? Se jogada no Google, você encontrará cerca de 1.880.000.000 resultados para essa pergunta. Então, vamos nos concentrar apenas em uma definição que seja a mais simples.

Impacto social é a mudança concreta e precisa causada pelas atividades ou serviços fornecidos por uma ONG/projeto social/empresa social a um indivíduo, à uma comunidade ou sociedade como um todo, e ela pode ser de curto ou longo prazo.

Logo, é algo que pode ser medido uma maneira ou de outra. Essa mudança afeta positivamente as pessoas que você está apoiando. É o resultado daqueles seus dias de trabalho duro. Exemplo: acesse o site do STH. É uma ONG que se concentra em fornecer tratamento de saúde a crianças cujas famílias não o podem fornecer, em todo o Brasil. Seu impacto? Já forneceram cirurgia, tratamento ou equipamento médico a 57 crianças diferentes; 57 crianças que com certeza tiveram a chance de mudar o rumo de suas vidas à uma direção melhor depois de receberem a ajuda que tanto precisavam.

Dependendo da atuação de sua ONG, pode ser mais fácil ou mais difícil definir seu impacto.

Este é o primeiro passo para conseguir uma mudança maior com suas ações. Pode levar algum tempo, mas vai valer a pena. Depois de definir e medir seu impacto, você verá quais são os resultados imediatos de suas atividades e se a mudança realmente vai perdurar. Isso provavelmente é o mais importante para você enquanto trabalha em uma causa social: ter a certeza de que está alcançando as pessoas certas – aquelas afetadas pelo problema que você deseja resolver.

Então, sente-se e responda às 7 perguntas abaixo, em forma de etapas, para então medir o impacto social de sua ONG ou projeto. Está pronto?

1. Qual é o problema que você deseja resolver? Seja o mais específico possível. Se o foco são os refugiados o problema é a falta de integração com a comunidade local? Falta de conhecimento de idiomas? Ou a discriminação? Em qual deles você terá seu foco? Essas coisas não são mutuamente exclusivas, mas exigirão (mesmo que um pouco) abordagens diferentes em seu trabalho.

2. Qual é a solução para este problema? Sim, provavelmente existam muitas soluções para um único problema. Mas você precisa pensar mais especificamente. Qual é a sua solução? A solução é educativa? Ok. Qual o tipo de educação? Oficinas? Cursos online? Um currículo adicional nas escolas?

3. O que é sucesso para a sua ONG? Em outras palavras: quando você atingir seu objetivo, como estarão as pessoas no mundo, em seu país, cidade, comunidade? Se acabar a discriminação vai significar que seu objetivo foi alcançado? Ou ele só será alcançado quando todos aprenderem sobre migração? Lembre-se de ser realista com esta visão. Não pense no mundo perfeito e ideal. Pense em como a solução que você implementou para atingir o problema será adaptada diante da realidade atual.

4. Como o impacto poderá ser medido? A mudança aconteceu, mas como saber? Serão precisos alguns indicadores de impacto. Como quando medimos a temperatura para sabermos se está frio ou quente, precisamos de algo semelhante. E sim, nem todo impacto é fácil de medir. Na verdade, é bastante difícil. Mas pense em qual poderia ser o indicador de impacto para suas atividades. Talvez seja o número de pessoas que participaram de seu evento? Talvez o número de pessoas que em um período de seis meses depois do seu programa de integração ter iniciado tenha encontrado um emprego? Número de pessoas que aprenderam o idioma local?

5. Como acompanhar os indicadores de impacto? Com qual frequência? Depois de definir o que vai ser acompanhado, vai ser preciso descobrir como fazê-lo. Pessoas serão entrevistadas? Ou apenas haverá monitoramento dos dados de seu site? Isso será feito toda semana? Todo mês? Aqui é preciso ser realista para escolher aquilo que melhor se adequa à meta de alcance.

6. Faça check-in, desafie-se e melhore. Passou por todas as etapas? Ótimo! Mas não termina aqui. Registre comentários de dentro e fora da sua organização. Questione se a maneira que escolheram medir o impacto mostra os resultados com os quais se preocupam. É realmente eficaz? Se a resposta for não, desenvolva melhor. Se a resposta for sim, analise novamente e pense em como fazê-la funcionar ainda melhor.

7. Compartilhe e mostre ao mundo. Obteve seus primeiros resultados? Você finalmente consegue ver o impacto gerado? Mostre ao mundo, coloque em seu site, palestre em eventos e a outras pessoas. Com isso você mostra sua transparência, podendo incentivar mais pessoas a apoiarem suas ações ao perceberem um impacto real e possível.

Parabéns por passar por todas as etapas! A única garantia desse processo é que ele será difícil, e encontrar soluções específicas aos problemas complexos com os quais você certamente está lidando é super desafiador e muitas vezes parece impossível. No entanto, depois de definir e medir seu impacto, você verá como crescer enquanto ONG e, o mais importante, onde será preciso realmente um pouco mais de dedicação de tempo e energia.

Isso pode economizar algumas frustrações e fará seu foco voltar ao que mais importa: o impacto que você quer ver no mundo.

English version:

How to measure the impact in your NGO? A simple guide to achieving a bigger change.

Another busy day of work. Countless hours spent talking to people who might need your support. Late team meetings. Often, it’s a whole day of work after a day of your previous work. More than often, it’s a full-time commitment that you are not paid any salary for. Yet, you are devoting your time because you want it to work, you want something to change and you believe that your work will change that.

Sounds familiar? No matter where you live in the world, the life and work of activists, people creating NGOs or social projects, social workers and social entrepreneurs look pretty similar. It is a hard work that is mostly powered by your will of change in the society. You and your team driven by a mission, by an idea that you think will work. But how do you know that it actually does?

It is not an easy question. And you can feel resentful towards it – because you are putting so much of your time and work into making things different. However – even though it seems so hard to do – it does pay off for your team – to stop for a while and examine what are you actually doing and whether it brings you the results that will make you achieve the change you are striving for. And is the way you are doing it now the most effective way possible?

In other words, what you should do is to define your social impact and then measure it.

What is social impact? Once you start browsing the web with this question, you will find about 1,880,000,000 results. So let’s just focus on one definition that is the most simple one.

Social impact is the concrete and precise change that is caused by the activities or services provided by an NGO/social project/social enterprise to an individual, a community or a society as a whole. The change can be short-term or long-term defined.

Social impact is the change that you can actually measure in one way or another. And this change (hopefully) positively affects the people you are supporting. It is the result of those hard-working days of yours. Example? Go to STH’s website – an NGO which focuses on providing health treatment to children whose families can’t afford it – all around Brazil. Their impact is that they provided surgery, treatment or medical equipment to 57 different kids since they had been established. Or – that they provide medical help to one child per month. In a result of this action, 57 children got better medical equipment they needed or got a surgery that was crucial for their life or health. The change is that those 57 children definitely got a chance of their lives changing in a better direction after they received the help that they so much needed.

Depending on what your NGO does it can be harder or easier to define your impact. But it is the first step to achieving a bigger change with your actions. It might take you some time but it is really worth it. Once you define and measure your impact you can see what are the immediate results of your activities and whether the change actually lasts. And that it probably what is the most important for you, while working on a social cause – making sure that you reach the right people who are affected by the problem you want to solve and to see that your solution makes sense and it does work in the long-term.

So sit down with your team and let’s go through 7 steps of measuring the social impact of your NGO or project. Are you ready?

1. What is the problem you want to solve? Be as specific as it can get. If you work with refugees – is the problem you want to solve the lack of integration with the local community? Lack of language knowledge? Or is the problem that they are being discriminated against? Which is the problem that you are going to focus on? Those things are not mutually exclusive but they will require (even if slightly) different approaches in your work.

2. What is the solution to this problem? Yes, there are probably many solutions to one problem. But you need to think more specifically. What is your solution? Is the solution education? Okay. What type of education? Workshops? An online course? An additional curriculum in schools?

3. What does the success for your NGO look like? To put it differently: once you achieve your goal – how the world/people in your country/city/community will be like? If people stop discrimination – does that mean your goal is achieved? Or is your goal achieved once everyone is educated about migration? Remember to be realistic with this vision. Don’t think about the perfect, ideal world. Think about what your implemented solution to the problem you have tackled will look like in today’s world.

4. How can you measure that success? The change happened but – how will you know it? You need some impact indicators in order to know that. As much as we measure temperature with Celsius or Fahrenheit degrees and we know that it is cold or warm – we need something similar to measure change. And yes, not every change is easy to measure. It is actually pretty difficult and we are still figuring it out. But think of what could be the impact indicator for your activities – maybe it is the number of people who attended your event? Maybe the number of people who – 6 months after let’s say your integration program started – have found a job? Learnt the local language?

5. How are you going to track your impact indicators? How often? Once you define what you want to keep track of, you need to figure out how you are going to do it. Are you going to do interviews with people? Or just monitor the data from your website? Are you going to do that every week? Every month? Be realistic and choose what best suits the goal that you want to achieve.

6. Check in, challenge and improve. You went through all the different steps? Great! But this is not where it ends. Invite feedback both from inside and outside of your organization. Ask the question: Does the way we are measuring the impact show us the results that we care about? Is it really effective? If the answer is no – improve it. If the answer is yes – look into it soon again and think how can you make it work even better for you.

7. Share and show to the world. You got your first results? You finally can see the impact you are having? Show it to the world, put it on your website, mention during the events and among other people. Thanks to that you show your transparency and it might encourage people to support your actions if they see that you are making a real change possible.

Congrats for going through all the steps! The only promise in that process is that it will be difficult and – that finding specific answers to complex and complicated problems that you are for sure dealing with is super-challenging and often seems impossible. However, once you define and measure your impact you can see the ways in which you can grow as an NGO – but most importantly – where do you actually need to put the time and energy into?

It might save you some frustrations and bring your focus back to where it matters the most – the change you want to see happening.

Aleksandra Jarocka
Fundadora e Instrutora
Fundadora e instrutora de educação não formal da alleverse.com – uma startup social que se concentra no fornecimento de educação não formal para escolas, ONGs e empresas. Antes da Alleverse, ela trabalhou em diferentes ONGs na Polônia por 8 anos, concentrando-se principalmente nos direitos das mulheres, bem como na integração de refugiados e migrantes na Polônia e na Alemanha.