BLOG

Voluntariado na ONU – Organização das Nações Unidas

Compartilhe agora mesmo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

16 de abril de 2020

Muito provavelmente você já ouviu falar da Organização das Nações Unidas – a ONU. Alguns imaginam que ela é uma organização que busca a paz mundial e o combate à fome e outros que busca aproximar países e negociar conflitos internacionais. A realidade é que a organização tem milhares de funções e diferentes atividades em diversas regiões do mundo e não conta apenas com funcionários nacionais e internacionais, mas também com muitos estagiários e voluntários (trabalhando online e remotamente) os quais são de extrema importância para o seu funcionamento.

O mais interessante, e que nem todos sabem, é que qualquer um pode ser voluntário da ONU. E o melhor: muitas posições de voluntariado da organização são pagas. Mas, vamos por partes, o que de fato é a Organização das Nações Unidas?

A ONU é uma organização internacional, fundada no dia 24 de outubro de 1945, formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.

O preâmbulo da Carta das Nações Unidas – documento de fundação da Organização – expressa os ideais e os propósitos dos povos cujos governos se uniram para constituir as Nações Unidas, dentre estes propósitos estão: manter a paz e a segurança internacional; desenvolver relações amistosas entre as nações; realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais e ser um centro destinado à harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

Atualmente, a ONU possui 193 países-membros sendo o Brasil um deles. O Brasil participa dos processos de tomada de decisão e do trabalho das Nações Unidas principalmente por meio de duas representações permanentes — nas cidades de Nova Iorque (Estados Unidos) e Genebra (Suíça). A função das representações é acompanhar de perto a agenda da ONU, ter informações mais específicas sobre os trabalhos e ampliar a participação do país no Sistema – quando falamos em Sistema, significa que a ONU possui um sistema de seis órgãos principais estabelecidos pela Carta das Nações Unidas: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

Dentro desse Sistema estão diversos órgãos, agências especializadas, fundos, programas, comissões, departamentos e escritórios os quais ouvimos falar e possuem grande atuação no Brasil.

Os Programas e Fundos da ONU trabalham com a Assembleia Geral e com o ECOSOC (atualmente é um dos principais e mais atuantes órgãos da ONU), enquanto as Agências especializadas desenvolvem suas funções em parceria somente com o ECOSOC. Entre programas e fundos atuantes no Brasil estão, entre várias outras: a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância; o ACNUR, Agência para Refugiados das Nações Unidas; a ONU Mulheres, entidade da ONU para Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres. Já entre as agencias especializadas parceiras do ECOSOC estão a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo Monetário Internacional (FMI), a UNCESCO etc.

E o que essa explicação sobre programas e agências tem a ver com o voluntariado na ONU? Se um dia quiser fazer estágio ou voluntariado lá, é bom saber em qual agência ou programa você quer ou poderá trabalhar.

Em 1971, a pedido dos países-membros, foi criado o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) para contribuir com a paz e o desenvolvimento em todo o mundo por meio do voluntariado. No próprio site da ONU consta que “Os voluntários se beneficiam com a experiência adquirida, o engajamento e a participação, ao passo que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, fortalecendo a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre as pessoas.”

Assim como a FreeHelper, o Programa de Voluntários das Nações Unidas se inspira na convicção de que o trabalho voluntário é uma forma poderosa de envolver pessoas para fazer frente de progresso em todo o mundo. Todos os anos, mais de 7 mil mulheres e homens, de mais de 170 nacionalidades e com grande experiência profissional, servem como voluntários da ONU em mais de 140 países, sendo que o UNV (United Nation Volunteers) é representando nesses países através dos escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Eles contribuem para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da mesma forma que a FreeHelper e nossos voluntários: buscando a redução da pobreza, da fome, da desigualdade social e de gênero, assegurando educação inclusiva e de qualidade, promovendo o crescimento econômico sustentável e políticas ambientais, entre diversos outros objetivos pautados em um mundo melhor, a serem cumpridos até 2030. Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a importância da juventude nessa temática, a FreeHelper publicou um artigo aqui no Blog que pode ser acessado clicando aqui.

Um dos pontos interessantes do voluntariado pela ONU é que existe uma ajuda de custo financeiro, bem como a possibilidade de fazer trabalho voluntário online. No próprio site da ONU é possível verificar quais são os requisitos mínimos necessários para aplicar à uma vaga de voluntariado e como funciona o processo seletivo.

A média dos trabalhos voluntários da ONU é de seis meses a um ano e, pela própria essência do voluntariado, não são pagos. Porém, aqueles que prestam serviços à ONU recebem, mensalmente, uma pequena quantia para cobrir gastos básicos, enquanto servem à Organização. Essa quantia varia de lugar para lugar e leva em conta o custo de vida do país onde o voluntário irá trabalhar.

Os requisitos mínimos para ser um voluntário na ONU são: diploma de universidade ou de técnico superior, ter pelo menos 25 anos, um mínimo de dois anos de experiência relevante na área e conhecimento de inglês, francês ou espanhol. Também é importante (mas não obrigatório) ter comprometimento com os valores e princípios do voluntariado, habilidade para trabalhar em um ambiente multicultural e para se adaptar a condições difíceis, fortes habilidades interpessoais e organizacionais e experiência prévia em voluntariado ou trabalho em um país em desenvolvimento pode ser levado em consideração.

Ao acessar o site da UNV é possível verificar as três modalidades oferecidas: voluntariado internacional, nacional e online. No modelo de voluntariado no exterior, os voluntários recebem apoio da agência anfitriã local em seu país de atribuição para que possam cumprir os deveres do trabalho. A grande maioria das tarefas é baseada em contratos renováveis de seis a doze meses, com a expectativa de que o voluntário da ONU atenda um ano ou mais. As tarefas podem envolver contribuição para a cooperação técnica com governos, iniciativas comunitárias, assistência humanitária, reabilitação e processos eleitorais e de construção da paz.

A maioria das vagas de voluntariado são preenchidas pelo conjunto de talentos da UNV. Com base na descrição das atribuições fornecidas pela agência anfitriã, a UNV procura em seu Talent Pool perfis que correspondam aos requisitos listados nela. Os candidatos identificados são contatados e os detalhes da tarefa são compartilhados com eles para confirmar seu interesse e disponibilidade e então os candidatos são pré-selecionados para o processo de seleção final, conduzido pela agência anfitriã. Isso significa que você até pode mencionar preferências para vagas de voluntariado ou países nos quais acredita ser mais adequado, no entanto não pode escolher o país que gostaria de ir. Apesar de o trabalho em si ser voluntário, o UNV fornece apoio durante o voluntariado de várias maneiras, por exemplo, por meio de subsídio mensal voluntário, férias anuais e seguro médico.

Para os jovens de 18 a 29 anos ainda existe a possibilidade de voluntariado através do UN Youth Volunteer, e as vagas dessa modalidade de voluntariado no exterior são anunciadas no próprio site da UNV (em Special Calls for Volunteers). As vagas para jovens também são anunciadas via Facebook, Twitter e LinkedIn da UNV.

Já o voluntariado online do UNV possui diversas possibilidades de trabalho remoto. De forma parecida com a FreeHelper, essa frente permite que organizações e voluntários se unam para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável – em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo. Dentre as oportunidades estão: redação e edição, tradução, arte e design, pesquisa, tecnologia, aulas e treinamentos, liderança e estratégia, administração e atualmente existe inclusive uma área específica para resposta ao Covid-19.

O voluntariado online da ONU possui uma média de atuação de 12 mil voluntários por ano, sendo 60% deles de países em desenvolvimento, em um total de 187 países engajados e 94% de satisfação das organizações e voluntários.

Para aplicar para vagas de voluntariado online da ONU não é necessário o cadastro no UNV Talent Pool, mas sim na plataforma específica de online volunteering: https://www.onlinevolunteering.org/en. No site, é possível encontrar as oportunidades disponíveis, bem como encontrar a área para cadastro de Organizações que estejam necessitando de voluntários online, para que possam postar a vaga na plataforma. Essa conexão segue o mesmo propósito da FreeHelper: o de conectar voluntários profissionais a organizações sociais em ações de curto a médio prazo, as quais podem ser feitas de forma remota.

Dentre esse enorme leque de oportunidades de trabalho voluntário em diferentes lugares do mundo, é possível encontrar desde as mais complexas vagas como Especialista em Mudanças Climáticas para atuar no Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas em Mali ou Data Manager e suporte de TI na Organização Mundial da Saúde no Congo (essa inclusive para o UN Youth Volunteer) até a vaga online de Design Gráfico para projetos sobre ODS, UN75 e COVID19 para o Gabinete do Coordenador Residente da ONU em Camarões ou tradução do inglês para o português de artigo sobre reformas na América Latina para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Uma curiosidade e fato importante sobre a FreeHelper é que ela foi indicada pela Internacional Chamber of Commerce (ICC) para representar o Brasil no Fórum de Tecnologia para as SDGs da ONU em Nova Iorque – EUA. Assim como nós da FreeHelper, a ONU, através de seu programa de voluntariado, busca estabelecer conexões para atuar no desenvolvimento de organizações e de países, gerando impacto social positivo para criarmos juntos um mundo melhor.

Dentro da FreeHelper temos as mais diversas vagas de voluntariado. Se tiver interesse, cadastre-se no site, informe suas skills e logo receberá um e-mail sobre as vagas que mais se encaixam no seu perfil.

Jacqueline Glasmeyer
Diretora de Relacionamentos
Advogada formada pelo UniCuritiba com especialização em direito internacional e direitos humanos. Co- fundadora e diretora de relacionamentos da Freehelper, anteriormente atuou na Hasson Advogados com direito cível e internacional, participou de competições internacionais de direito, do programa de extensão Migração e Universidade Brasileira pela UFPR e atua como pesquisadora no tema de Mulheres, Paz e Segurança.