Você já conhece a história da FreeHelper?

28 de abril de 2022.

Bianca Ferreira, publicitária.

Antes de mais nada, precisamos falar um pouco mais sobre a nossa história e como chegamos até aqui. Somos uma Startup Social, sem fins lucrativos e que tem como maior objetivo unir ONGs e voluntários. E existimos porque acreditamos numa transformação social completa.

Além disso, construímos, diariamente, um ecossistema de voluntariado que é gerado através do desenvolvimento profissional de ONGs que atuam em diversas causas. A nossa missão é prestar a estas organizações auxílio de curto e médio prazo em que a colaboração não seja permanente, mas que o impacto positivo seja.

Em resumo, o nosso objetivo é acelerar, profissionalizar e aumentar o impacto das organizações do terceiro setor de todo o mundo. Mas, para entender um pouco mais sobre como fazemos isso, te contaremos mais abaixo.

Como surgiu a FreeHelper

Você em algum momento sentiu que não estava fazendo o suficiente? Que poderia fazer mais pela sociedade ou que poderia causar mais impacto positivo na vida das pessoas? Foi exatamente esse sentimento dividido entre Gabriel e amigos que fez a FreeHelper ser fundada. Mesmo ajudando e apoiando ONGs com trabalho voluntário, eles sentiam que era possível fazer algo de diferente para mudar o que estava igual em outros lugares.

Clique aqui para ler esse texto e entender melhor como foi a criação da FreeHelper, de acordo com Gabriel.

E foi com esse sentimento que passaram dias e dias pensando em como sair da zona de conforto e criar algo que pudesse gerar um verdadeiro impacto social. E em 2017 a ideia começou a ser colocada em prática, com muitas metas e objetivos em comum: ajudar outras ONGs a potencializarem sua missão no Terceiro Setor.

Após testes, ideias e insights, surgiu a dúvida: Como colocar todas essas ideias na prática? Como chegar até as organizações e aos voluntários? Claro que para a ONG começar a fluir, seria necessário um modelo de processo que funcionasse para a FreeHelper. De prontidão, tudo isso foi operacionalizado de forma manual para que acontecesse o quanto antes e, apesar de improvisado, deu certo.

Claro que hoje existem muitos processos de ponto de contato entre o voluntário e a ONG, mas no começo foi necessário muito entendimento e definição de estratégias bem claras para que o nosso objetivo de causar impacto social fosse atingido. Como as missões sempre foram claras desde o começo, a FreeHelper conseguiu trazer pessoas talentosas e engajadas em ajudar na execução de algumas estratégias.

Apesar dos altos e baixos durante esses anos, os cofundadores focaram em fazer acontecer! Conseguiram fechar parceria com novas empresas, novas ONGs e novos voluntários.

Impacto da FreeHelper no Terceiro Setor

Ufa, que história, não é mesmo? Mas deixei o melhor para agora. Já ficou claro que nossa missão é fazer uma transformação social completa, certo? Mas acompanhe o impacto que FreeHelper já gerou nesses anos todos:

Hoje já temos mais de 5.000 voluntários em todo o Brasil, conquistamos parcerias com mais 260 ONGs em 10 estados brasileiros, tendo sido gerado um impacto financeiro equivalente a 7 milhões de reais, além de mais de 300 ações terem sido realizadas, o que resultou em mais de 3 milhões de pessoas impactadas.

 

Além disso, mais de 75% das nossas ações receberam feedback completo, sendo que todas as ONGs cadastradas consideram pedir novas ações voluntárias. A nota média dada por ONGs e voluntários é de 4.6 de 5 e, ainda, mais de 40% dos nossos voluntários mostraram interesse em levar essa atividade para a sua empresa.

Aliás, o que você está esperando para se voluntariar? Clique aqui e vem saber mais.

Veja o que outras ONGs estão falando sobre a gente

Nós sabemos que não há nada melhor que a prova social para mostrar como a FreeHelper vem cumprindo sua missão de forma completa. Veja abaixo algumas de nossas ações:

“Uma voluntária brasileira morando na Alemanha ilustrou 20 palhaços numa revista para crianças do Hospital com Câncer, e sabe qual a conexão? 10.314 KM conectou pessoas a distância para fazer a diferença.”

 

“Conectamos uma voluntária de UX/UI de Canoas - RS ao desenvolvedor voluntários de São José dos Campos - SP, para criarem um App próprio para as organizações que existem em apoio à causa PCD.”

 

Você trabalha em uma ONG e quer que ela faça parte desse ecossistema? Clique aqui e saiba mais

Mas, calma, não vamos parar por aqui. Dê só uma olhada nos depoimentos de alguns de nossos voluntários:

  •  Voluntária(o) na ONG Um Lugar ao Sol

“Foi meu primeiro trabalho voluntário e me senti muito motivada por ser uma atividade que envolveu uma organização que tem como propósito apoiar e inserir pessoas na sociedade através de projetos que envolvem educação e esporte. Foi muito gratificante oferecer meu conhecimento a favor de uma causa tão importante.”

  • Voluntária(o) na Semeando amor

“Foi meu primeiro trabalho de ilustração assim como trabalho como voluntária, por isso um super aprendizado pra mim. Foi interessante aprender a fazer uma ilustração, quanto tempo preciso. A FreeHelper foi super ágil e prestativa e com certeza facilitou bastante a decisão de me voluntariar. Na ONG o pessoal sempre foi muito disposto e colaborador. Super positivos, também na crítica ou sugestão de melhora.”

  • ONG Empreenduca:

“A ajuda da Freehelper é incrível, vocês estão sempre dispostos a ajudar e faz toda a diferença para a nossa organização ter voluntários contribuindo com o nosso trabalho. Gosto da Freehelper pois é tudo muito simples, sem burocracias. Os voluntários fizeram um ótimo trabalho, se disponibilizaram a fazer um material extra além do que havíamos divulgado para a vaga e estamos felizes que eles toparam continuar nos ajudando após esse período inicial.”

Lembre-se: nós realizamos trocas relevantes que impactam positivamente os três lados: a ONG, as empresas investidoras e os voluntários. Pensando sempre na profissionalização, humanização e inclusão de todos para o impacto social. Venha você também fazer a diferença na história da FreeHelper, de outras ONGs e de todo o Terceiro Setor.

Bianca Ferreira

Publicitária

Publicitária formada pela FIAM FAAM, MBA em Negócios Digitais e apaixonada por ações de impacto social e cultural. Já trabalha na área de marketing há quase 8 anos. Atua em projetos voluntários como Bluehook que apoia micro e pequenos empreendedores e em mentorias para desenvolvimento profissional, e na FreeHelper.

               

ONGs como atores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social

continue lendo

O ano de 2021 e o impacto no Terceiro Setor

continue lendo

Entre em contato conosco

Envie um e-mail para [email protected]

Cadastre-se