BLOG

A Arte como instrumento de formação: ODS, diversidade e inclusão social

Compartilhe agora mesmo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

12 de novembro de 2020

“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” é o que estabelece o 11º Objetivo dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Sua meta 11.4 busca o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

O turismo cultural, além de ser responsável por atrair e unir indivíduos e comunidades, responde por 40% das receitas mundiais do turismo, calcula a UNESCO. O patrimônio cultural administrado de forma cuidadosa atrai maiores investimentos ao turismo enquanto envolve comunidades locais, o que se conecta de forma direta com o Objetivo 8, o qual busca especialmente a promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável.

Ainda, de forma mais abrangente e específica, a cultura se manifesta no Objetivo 4, que, enquanto busca assegurar uma educação inclusiva e equitativa e de qualidade, traz em sua meta 4.7 a existência de uma educação que promova a cultura de paz e não violência, valorização da diversidade cultural e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Se esticarmos o termo “diversidade cultural” poderemos decifrar com clareza que tal diversidade possui como pilar os direitos humanos, já que sem esses direitos assegurados não há como preservar a cultura diversificada.

Então, Projetos como o Palco Escola – dê uma olhadinha no texto do João sobre a interligação entre educação e arte clicando aqui – são importantes para o pleno desenvolvimento da sociedade no geral, porque é a partir da educação cultural que iremos alcançar de fato a diversidade tão almejada e trazer a cultura para mais perto de todos.

Visualizando a importância de projetos que atuam no setor cultural um pouco mais de perto, em Curitiba, a Associação Inclusive nas Artes possibilita a seus participantes a desenvoltura em novas habilidades a partir dos três pilares de atuação: artes visuais, cênicas e musicais.

Inclusive nas Artes – missão

Nas artes visuais o objetivo é a expressão da criatividade. Em oficinas são trabalhados desenhos, colagens, linhas, formas, pinturas etc.

Já nas artes cênicas o que se busca é a arte da interpretação. São apresentadas técnicas de interpretação teatral, improvisação, composição de sequências dramáticas e outros. Também são desenvolvidos movimentos corporais.

Ainda, nas artes musicais ocorre a busca pelo desenvolvimento do estímulo sensorial, em que são apresentados os fundamentos musicais, bem como seus diferentes ritmos, compassos e harmonias, sendo a prática voltada a instrumentos, voz ou percussão.

“Transformando arte e cultura em inclusão social” a Inclusive nas Artes busca criar e ofertar oportunidades para pessoas com deficiência e necessidades especiais, a fim de tornar possível a inclusão destas pessoas no meio cultural e artístico, bem como possibilitar melhores condições de qualidade de vida.

A cultura muito é associada à identidade dos grupos sociais, e é muito satisfatório ver como a diversidade cultural e a inclusão social caminham e trabalham juntas para o alcance da valorização das diferenças e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Também em Curitiba, o Instituto Incanto nasceu com um propósito: educar através da arte. Encantar e transformar a vida de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade através da Cultura e Arte é a missão do Instituto desde 2017.

Com oferecimento de aulas de inúmeras vertentes artísticas, como dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia o Instituto preza pela valorização da cultura, trazendo uma visão de abrangência, execução, profissionalismo e pluralidade artística com cunho social em Curitiba.

Devido à pandemia e às orientações da OMS, as aulas estão suspensas, mas os voluntários do Incanto continuam a todo vapor. Em parceira com uma de suas ONGs parceiras, o Instituto proporcionou, logo no começo da pandemia, dentre outras atividades, cartões alimentação, que foram recarregáveis por três meses, no valor de R$ 100,00, o que beneficiou mais de 730 famílias.

Em abril, o Instituto aceitou o desafio e vem desenvolvendo o Centro Cultural Incanto, o qual, com previsão de inauguração em 2021, planeja atender cerca de 200 crianças por semana e proporcionar a vivência da arte e cultura no período do contraturno escolar. Serão ministradas aulas de diversas disciplinas, incluindo poesia, luta, futebol e inglês.

Para atender às demandas e aos custos da reforma do Centro, o Instituto vem arrecadando doações financeiras de diversas maneiras, através de rifas, doações de materiais, vendas de produtos e outras, mas para todo o trabalho que virá a ser feito depois de inaugurado o Incanto está com vagas abertas para professores voluntários.

A educação e a arte podem e devem caminhar juntas para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade ou não. Tornando possível um mundo desenvolvido e sustentável também no setor cultural, abrindo espaço para a diversidade e inclusão.

A Inclusive nas Artes e o Instituto Incanto são organizações parceiras da FreeHelper e você pode ajudar!

Para descobrir mais sobre quais as formas de auxiliar o Instituto clique aqui, e clicando aqui você pode ajudar a Inclusive nas Artes com doação de valores ou com a prática do voluntariado.

E tem mais, se você ainda não é um FreeHelper, por que não aproveitar a oportunidade e ajudar da forma que mais é a sua cara? Com a expansão de seus conhecimentos profissionais a um trabalho de curto e médio prazo você faz a diferença em organizações parceiras e se conecta com os mais diversos setores de impacto social.

Faça o bem fazendo bem!

Mariana Savaris
Editora Chefe do Blog da FreeHelper
Mariana Savaris atualmente trabalha no setor de Contratos e Societário no escritório Luciano Vernalha & Moro Advogados. Também é escritora e revisora de livros e artigos, atuando como Editora Chefe do Blog da FreeHelper.